top of page
Buscar
  • revisaoapreciativa

Revisão Apreciativa

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Apaixonada por livros desde pequena, aprendi com a leitura a superar as dificuldades de uma infância nem tão alegre. Escolhi o curso de Direito ainda criança porque ouvi, encantada, uma parente distante, que era advogada, usar palavras que eu só conhecia dos livros. Lembro, especialmente quando ela disse: “A recíproca é verdadeira”. Por vinte anos, o Direito foi minha fonte para continuar encontrando as palavras bonitas que ouvi.

Por causa delas deixei o Direito. Quando comecei a colaborar na redação da Revista e Editora Bodisatva, propagadora dos ensinamentos sobre compaixão e sabedoria, descobri que a arte de escrever é bela por si mesma, e que no trabalho de preparar, revisar, formatar e editar os textos me realizo plenamente.

Encontrei no curso “Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada” (LabPub) ministrado pelo querido Professor e Editor Marcos Marcionilo, fonte de inspiração e de conteúdo técnico, assim como nos cursos e aulas da Professora Hariele Quara, que é apoio constante.

O nome Revisão Textual Apreciativa surgiu da inspiração do idealizador da Revista Bodisatva, para quem nenhuma interação genuína acontece se não sabemos identificar as qualidades das outras pessoas, e por isso sempre nos incentiva a desenvolvermos conversas apreciativas. Sempre que reviso ou preparo um texto, parto desse princípio para fazer as alterações necessárias. Para ser uma excelente revisora, preciso antes ser uma excelente apreciadora de textos.

De forma orgânica, além do trabalho desenvolvido na Revista e na Editora Bodisatva, passei a divulgar entre amigas e amigos a Revisão Textual Apreciativa, e para minha alegria foram chegando os trabalhos, principalmente de revisão acadêmica. Foi assim que comecei a me dedicar integralmente à formatação e à revisão de textos.

E havia algo a mais me esperando. Dos encontros de alinhamento de expectativas com clientes, repletos de conversas em torno das dificuldades em transpor para o texto ideias e conceitos, surgiram os pedidos de ajuda na escrita. Nesse momento, a revisora de textos passou a ser mentora de escrita, através dos encontros apreciativos, como tenho chamado.







22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page